terça-feira, 23 de agosto de 2011

Vamos falar um pouco sobre moda, estilo, estilo, moda...


O que é ter estilo?

E moda, como você definiria?

Você acha que são a mesma coisa?


Está na moda falar de moda...e dentro deste assunto se fala muito em estilo também.

Mas afinal, o que é moda? O que é estilo? 
Ter estilo é estar na moda? Moda é criar um estilo? Fazer moda é ter estilo? 

Bem, vamos falar mais a fundo sobre as relações entre moda e estilo, estilo e moda e no que se baseia cada um...

MODA

Moda é o que é novidade nas passarelas de cada estação. 

São as tendências que podemos ver nos desfiles.

Quando falamos em moda, estamos nos referindo a padronagens de peças, cores, volumes e outros...

Moda, é aquilo que você segue, não é você quem cria...e grande parte das vezes, as pessoas só usam determinadas peças, pois outras várias estão usando...isso é modismo

As fashionistas como são chamadas (quem segue a moda a risca), ou escravas da moda, usam peças que nem sempre dizem algo sobre a personalidade delas, pois a escolha não vem de dentro...vê que é tendência e simplesmente pelo fato de muitos usarem no momento, usa também.

Mesmo que podendo achar feio, ou não ficar bem para seu tipo físico ou até mesmo sabendo que  o sexo oposto não acha atraente...usará mesmo assim, pois está na moda.

Quando se quer somente estar na moda, sua personalidade não costuma se mostrar e essa pessoa não se sobressai de um grupo de pessoas...todos vestem parecido.

Baseia-se nas estações e no que os ícones da moda e celebridades estão usando...novelas, passarelas, shows, tapete vermelho e nas ruas (streetstyle).


ESTILO

Estilo é o que vem de dentro. É aquilo que diferencia uma pessoa da massa e está totalmente relacionado a personalidade, atitudes e autoconhecimento de cada pessoa.

No jeito de se vestir, uma pessoa consegue mostrar um pouco de quem ela é, o que gosta, suas idéias, lugares que frequenta, suas particularidades, suas vontades momentâneas, o que costuma consumir e a imagem que ela quer transmitir aos outros sobre ela mesma. Tudo isso  é que caracteriza o estilo de uma pessoa.

O estilo de cada pessoa é uma espécie de marca registrada...é algo que você cria e que é adquirido ao longo dos anos, á medida que a pessoa vai se conhecendo melhor e combina a sua personalidade com o seu jeito de se vestir...isso é ter estilo!

Ah claro, uma pessoa pode ter vários estilos! Claro que um se prevalece, mas cada um consegue também combinar um estilo com o outro criando assim novos estilos...




ESTILO X MODA 

Gente, muito importante falar a respeito destes dois (moda e estilo) é que não se deve copiar estilos de outras pessoas somente para estar na moda. Seja você, crie e vista você

Busque seu autoconhecimento, experimente, inove, combine, mas vista o que te faz sentir bem com você mesma. Coloque o que faz parecer ter a "sua cara", brinque com você. 

O interessante da moda é saber brincar e se divertir com as roupas e acessórios! Quando crianças muitos não brincavam de dobrar roupinhas de papel em cima de menininhas feitas de papel? E as bonecas e Barbies que muitas garotas (e garotos viu gente) gostavam de brincar e vestir roupas e roupas, sapatinhos...
Então! A brincadeira é muito mais legal com você mesma! Vá para a frente do espelho e experimente! Tire fotos, pergunte e descubra um estilo que seja só seu.

"ESCOLHA UMA OU MAIS CARACTERÍSTICAS QUE VOCÊ MAIS GOSTA EM VOCÊ MESMA(o) E VALORIZE-A SEMPRE COM ACESSÓRIOS OU PEÇAS DE ROUPAS QUE A FAVOREÇAM. JÁ OS PONTOS FRACOS, NÃO TENTE DISFARÇÁ-LOS, FAÇA DELES O SEU CHARME."
CLÁUDIA MATARAZZO

Amei a forma como a Cládia Matarazzo fala a respeito desse último assunto, veja:

"Espelho, espelho meu... 
Uma vez produzido (a) faça o teste do espelho e do sofá. Se você gostar do que viu no espelho vá em frente e sente-se no sofá: se estiver confortável e você sentir-se bem, está no caminho certo."


Bem, não vamos confundir...também não quer dizer que para se ter estilo seja necessário NÃO seguir nenhuma tendência...PELO CONTRÀRIO! O estilo de cada um se fez, pois acompanhou diversas estações e diversas tendências e escolheu usar aquilo que te encanta, aquilo que combina com seu jeito de ser. 

Por isso é preciso que se conheça a fundo para saber qual é o seu estilo e reconhecer as tendências que farão parte das suas produções e assim, com segurança, transmitir na maneira como se veste, as suas características pessoais. Não sendo assim, um escravo da moda.

A pessoa que tem estilo, sabe incorporar as tendências no seu jeito de ser! Sem contar que a moda passa...o estilo permanece!

A moda é portanto um guia para o estilismo. E para alguns, moda é uma lei a ser seguida.

E pessoas estilosas, estabelecem moda? 
Claro!! Inclusive daí, saem muitos modismos! Uma pessoa tem a idéia...coloca em prática...vários gostam e começam a usar! Simples né?! rs Hoje pode até parecer simples...levante-se em conta os fast-fashion. Mas nas décadas passadas não era bem assim. A facilidade e o acesso as tendências não era por igual em questão de classes sociais por exemplo. Mas isso é papo ( e um bom papo!) para um outro post.



DESCOBRINDO SEU ESTILO

Encontrei em um site (desculpem-me, não me lembro por nada de onde foi), e achei interessantíssimo algumas perguntas que devemos fazer a nós mesmos para saber em que tipo de estilo nos encaixamos:

O que estou vestindo condiz com a personalidade que quero transmitir? 

Eu tenho atitude e mentalidade para sair vestida assim?

Esta roupa está original a ponto de parecer um show de horrores?

Temos que comentar, não dá pra passar batido a quantidade de gente que erra! Digo...que exagera, que passa do ponto, do normal, ou melhor...do aceitável. Ah complicado falar disso também, pois seria assunto para ooooutro post rs mas de acordo com os poucos padrões de moda e bom senso que restam hoje, vemos coisas por aí que extrapolam não é verdade? AO falar nisso lembro logo da Lady Gaga...não que não goste dela, mas na minha opinião ela extrapola. Também não quero dizer que acho errado...enfim

Por isso e por outros é que existem os queridos Personal Stylists! Estas pessoas têm estudos e experiências suficientes para ORIENTAR outras pessoas que não encontraram ainda um estilo próprio ou que não sabem combinar e se sentem mal com o que vestem e para aquelas pessoas que dependem do seu jeito de se vestir para determinadas profissões ou que são alvos da mídia como cantores, atores e outros. 

Dessa forma, um Personal Stylist vai sempre levar em conta a quantidade certa de riscos a se tomar usando determinadas peças ou produções e a segurança em toda e qualquer ocasião, analisando o que cai melhor em você de acordo com seu tipo físico como peso, formato do corpo, tom de pele, altura, tônus muscular entre outros. 



IDENTIFIQUE SEU ESTILO

Falar de estilo é delicado...justamente devido ao fato das pessoas nem sempre terem apenas UM estilo. Portanto, pesquiso sobre o assunto, encontro em torno de oito estilos pré-estabelecidos (uma base de estilos) que se combinam, se misturam, se completam, formando assim diversos outros, como já comentei com vocês acima. 

Vejamos um pouco sobre cada um deles e veja se você se identifica!

Esportivo: é uma moda despojada. Usa-se muito jeans, estampas, cores fortes e alegres, muitas peças de algodão e tecidos com elastano. Pessoas desse estilo buscam sempre praticidade e conforto. Os calçados costumam saltos baixos. As rasteirinhas não saem dos pés e o tênis muitas vezes é o calçado preferido. É uma moda casual. A mulher deste estilo é espontânea, comunicativa, prática, ativa e energética.

























Tradicional: é uma moda clássica, séria que não segue tendências. A mulher tradicional é mais recatada na forma de se expressar, passando um ar de respeito, seriedade e maturidade. Usa-se muita alfaiataria e tecidos estruturados como o gabardine de lã, o tweed. As modelagens são mais retas e sóbrias. Perfeito para uma mulher cuja profissão necessita passar a imagem de uma pessoa conservadora, séria e inteligente.
 




 




















Elegante: é parecido com o tradicional, porém menos conservador. As modelagens são mais modernas, de caimento e cortes impecáveis. A mulher que tem este estilo geralmente é chique, refinada e sofisticada. Ela está sempre bem arrumada, com cabelos cuidados, maquiagem conservadora, roupas suavemente estruturadas e cores monocromáticas. Prefere jóias a bijuterias.



























Sexy: esse é um estilo mais ousado.  A mulher sexy abusa de decotes e fendas. Suas roupas sempre insinuam e marcam a silhueta feminina. As cores são mais chamativas, estampas de bichos, tecidos colados ao corpo. O estilo sexy adora salto alto, bico fino, lingeries provocantes. Pessoas deste estilo geralmente cultuam o corpo, são extrovertidas, confiantes e sensuais.




























Romântico: é um estilo feminino e delicado. Adora rendas, laços, fitas, babados, cores pastéis e estampas de flores. A modelagem não é muito próxima ao corpo, provocativo como a sexy, mas revela delicadamente a forma feminina. Os tecidos geralmente são fluidos.  A pessoa deste estilo passa a imagem de uma mulher frágil, romântica, feminina e gentil.





























Dramático: é um estilo quase teatral. Sua moda é moderna, sofisticada, cosmopolita, muitas vezes provocativa. A proporção é por vezes exagerada, golas grandes, óculos escuros grandes, estampas exageradas, xales. É uma mulher que chama a atenção por onde passa, e muitas vezes choca pelo visual pesado e intenso. A mulher deste estilo é segura, moderna, dramática, elegante e gosta de chamar a atenção.













Criativo: é para uma mulher artística. Ela não tem medo de misturar estilos, cores, estampas, tecidos, tudo de forma inovadora, única e criativa. A pessoa criativa não se prende a padrões. Ela usa a imaginação para fugir do comum. A mulher deste estilo geralmente trabalha com algo ligado a arte, moda ou publicidade. Tem uma personalidade inovadora, original, autoconfiante e jovem

































Encontrei diversos testes na internet que ajudam você a descobrir o seu estilo principal digamos. Eu fiz alguns e vou deixar aqui os sites para que você que ainda está na dúvida sobre seu estilo próprio faça depois me contem qual é o estilo de vocês!! 



Meu resultado: 

Moderno
Você ama inovar. Mistura cores e estilos e não se preocupa com regras. É possível encontrar em seu armário desde peças clássicas até artigos atuais e você sabe combinar os dois sem a menos dificuldade.



Meu resultado:

ESPORTIVA
Sabe aquele visual do jeans com camiseta branca? É o seu preferido, não é mesmo? Amante do conforto, suas roupas são feitas de tecidos de fibras e levemente folgadas. As cores primárias são usadas com bases em tons de cáqui, marinho e branco. Você adora tênis, mas, nas noites de festa, aposta nos saltos altos e grossos. O perigo de ser tão amante do conforto é acabar com um visual desarrumado, com ares de desleixo.

Aposte
- Sobreposições
- Mistura de estampas
- Bolsas grandes com textura 



Meu resultado:

Dramático e criativo


Meu resultado:

ESTILO DRAMÁTICO. A mensagem: CHAMAR A ATENÇÃO SEM O APELO SEXUAL. Palavra-chave: TEATRALIDADE. Peça essencial: qualquer coisa que cause um efeito. Tecidos: não há nenhuma preferência, usa tudo. Cores: grandes contrates para chamar atenção. Sapatos: criativos e ousados. Bolsas e Pastas: enormes - com ou sem detalhes, molengas ou estruturadas. Acessórios: tudo impactante, diferente, que tenha algo de inusitado.

e

ESTILO CRIATIVO. A mensagem: USA O QUE SENTE VONTADE CONFORME O HUMOR DO DIA. Palavra-chave: ORIGINALIDADE. Peça essencial: depende do dia, ora! Tecidos: varia conforme o desejo e que ofereça a mistura inusitada. Cores: não se prende a nenhuma cor, gosta da liberdade, mistura tudo! Sapatos: temáticos, étnicos. Bolsas e Pastas: vale tudo! Acessórios: tem sempre um toque exótico, pode ser étnicos e vintages.

Bom, um pouco de mistura entre vários estilos como eu já sabia...rs  Curto as tendências, gosto de acompanhar, quando me identifico uso, mas é bem verdade, no meu dia-a-dia gosto de usar coisas diferentes, porém elegantes e confortáveis. Bem a minha cara mesmo. 



Já sobre as atuais tendências da moda...falarei em um outro post. 

Bjs prá vocês e uma boa semana!










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!
Acompanhe também pelo facebook.com/boutiqueplataforma
bjsss