domingo, 17 de julho de 2011

Para um bom entendedor...meia palavra basta, para seguidores e aprendizes, aí vai este post!


     Não é novidade que cada área de atuação, possui suas particularidades no linguajar e que as vezes chegam a ser indecifráveis para leigos. Moda então, não poderia ser diferente.

     Palavras elaboradas, expressões epecificas, gírias, jargões, nomes em francês, em inglês, latin...enfim, em um simples comentário sobre um desfile ou uma descrição de um look, podemos encontrar alguns obstáculos de forma a comprometer a compreensão dos itens utilizados ou da impressão que se quis dar ao look.

     A partir de hoje, vamos solucionar algumas dúvidas sobre tecidos, expressões e alguns destes obstáculos para entender melhor o que os comentaristas querem dizer a respeito das coleções, o que os estilistas pretendem mostrar em suas coleções.

     Pessoal, o blog está aberto para discussões, opiniões e para que tragam suas dúvidas para dividirmos os significados com os outros seguidores e caso tenham definiçoes diferentes para determinada palavra, deixe seus comentários!!


Jacquard 

     Padronagens complexas de entrelaçamento, tanto em tecelagem como em malharia em jersey duplo (no caso de jersey simples, chama-se entarcia), com diversas possibilidades de desenhos (com os mesmos fios utilizados) e capacidade de se criar desenhos mais complicados


     Esse entrelaçamento, garante maior durabilidade, já que a posição dos fios, o torna mais complexo e resistente.


Mecanismo Jacquard no Musée des arts et métiers
     Filho de tecelões e aprendiz têxtil, Joseph-Marie Jacquard sentiu-se incomodado com a monótona tarefa de alimentar os teares com novelos de linhas coloridas para formar os desenhos no pano que estava sendo fiado, manualmente. 

     A tarefa de Jacqurd era interminável: a cada segundo, ele tinha que mudar o novelo, seguindo as determinações do contratante, assim, Jacquard foi então o mecânico francês inventor do tear mecânico em 1804. 



Exemplos de Jacquard

Vestido de Jacquard


Vestido Jacquard Reinaldo Lourenço

Vestido Jacquard Reinaldo Lourenço

Vestido Jacquard Bianca Ranucci
Desfile Ronaldo Fraga Em SP, Verão 2012 traz um pouco dessa tendência.
Jacquard Rolnaldo Fraga - SP Verão 2012





Tule





















     Tule vem do francês tulle e é um tecido fino, leve e muito transparente, tramado com fios tênues de algodão ou de seda, formando uma rede de malhas redondas ou poligonais, também chamado de filó

     Originariamente feito de gaze ou seda, o tule é um tecido fino de malha hexagonal, e barato, utilizado em adornos de vestidos, chapelaria, roupas de bailarinas, vestidos de noiva e mini saias como há pouco veio como tendência, veja abaixo:




  





Desfile Ronaldo Fraga Em SP, Verão 2012 traz em sua coleção algumas peças de tule.

























Estilo Navy

     Para quem ainda não conhece, o estilo é caracterizado por looks que são inspirados nos uniformes de marinheiros em que 3 cores são predominantes: vermelho, azul e branco, além das listras verticais e horizontai e tudo o que lembre o look de um marinheiro como âncoras, cordas e outros.



     O estilo navy (náutico) foi criado nos anos 20 pela estilista Coco Cahnel, que em sua coleção, introduziu uma calça estilo pantalona para que as mulheres acompanhassem seus maridos em competições de iatismo.

     O estilo volta então como tendência nas passarelas para o verão 2011/2012 mesclando referências, estampas e materiais, caracterizando um estilo "náutico urbano".

     A cor dourada cai muito bem com este estilo, dando um ar mais sofisticado ao look. Abuse nos botões, pulseiras e colares neste tom.

Navy veio em 2011 nas passarelas e continua sendo tendência para o verão 2012.






 



















     O estilo Navy apareceu no desfile de Ronaldo Fraga em SP para Verão 2012, com golas marinheiro e  lenço tromp l´oei (huuuum mais um desconhecido?). Então meninas, apostem nesta tendência e usem a criatividade!

Ronaldo Fraga - SP, Verão 2012, camisa 
com gola marinheiro e lenço trompe l´oeil.
Ronaldo Fraga - SP, Verão 2012



Tromp l´oei


      Já aproveitando a deixa, o trompe´loei é uma forma de surrealismo...uma técnica artística que, com truques de perspectiva, cria uma ilusão óptica que mostre objetos ou formas que não existem realmente. 



     










     Provém de uma expressão em língua francesa que significa engana o olho e é usada principalmente em pintura ou arquitetura e claro, na moda!





     Teve aparição no mercado da moda na década de 30, pela estilista Elza Schiaparelli devido as dificuldades financeiras que muitos países enfrentavam na época, com o intuito de simular elementos que não estão ali de verdade através de desenhos nas roupas, na costura, nas estampas, cores etc..

 
Prada e Miu Miu também trouxeram nas passarelas o mesmo efeito, porém nos calçados...

Hoje, os estilistas utilizam esse "efeito" de forma lúdica para enganar algo que parecer ser uma coisa e é outra...além do fato de ser também econômico.




Ronaldo Fraga traz para as passarelas Verão 2012 mais essa tendência.




   



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!
Acompanhe também pelo facebook.com/boutiqueplataforma
bjsss