sábado, 9 de julho de 2011

Moda Praia, o começo...

Brigitte Bardot em
cena do filme E Deus
Criou a Mulher (1956)

     Vocês sabiam que o Brasil é o país que mais fabrica e mais consome este tipo de vestuário? 

     Sim! O biquini brasileiro é conhecido e reconhecido internacionalmente por ter um estilo mais ousado, pela qualidade e pela criatividade dos modelos que é o grande diferencial dos que são fabricados em outros países!


     O primeiro biquini foi utilizado por Micheline Bernardini (foto ao lado) que era um stripper e foi a única a encarar o desafio por ser, para os padrões da época, um verdadeiro escândalo, sendo descrito por um jornal da época como "quatro triângulos de nada".

     Era todo feito em algodão, com estamparia imitando a página de um jornal.

     Quanto á criação destas duas peças de tamanho reduzido, é disputada por dois estilistas franceses: Jacques Heim apresentou o "átomo" como o "menos maiô do mundo" e em seguida, Louis Réard mostrou o "bikini, menor que o menor maiô do mundo" e ficou com a fama do criador da peça.

A Verdade:

Ursula Andress em cena do
filme 007 Contra o Satânico
Dr. No (1962)
     Em julho de 1946, com o intuito de fazerem testes com bombas nucleares, militares americanos retiraram 10 mil moradores do Atol de Bikini, nas Ilhas Marshall, Micronésia. Alguns dos habitantes foram encaminhados para ilhas no sul do Pacífico, onde sofreram os efeitos colaterais da parafernália radioativa.

     De forma que os médicos pudessem examinar pessoas que estavam completamente nuas devido á destruição de suas roupas pela radiação, os militares usaram folhas de exemplares velhos do jornal The New York Times para cobrir pelo menos as partes íntimas dos doentes.

Modelo tanga,
sucesso dos anos 70
     Na França, no memso período, corria a notícia sobre a série de detonações no Atol e sobre a lenda do jornal-lingerie no Pacífico. 

     Foi então que o estilista Jacques Heim desenhou quatro triângulos em uma folha de papel e os costurou em fino algodão, criando assim o novo traje de banho, batizado com uma das palavras mais em voga na época: Bikini





2 comentários:

  1. Oi prima!
    Que legal o seu blog!
    Achei muito interessante conhecer um pouco mais da história desse acessório... Que vontade de sentir um pouquinho do calor da praia nesse frio de BH, viu?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo prestígio prima!
    Espero trazer sempre curiosidades e assuntos interessantes para todos!! beijinhos!!
    Tatá

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!
Acompanhe também pelo facebook.com/boutiqueplataforma
bjsss